cartaz original de divulgação do projecto (2013)
Neste projecto, faço imagens que ajudem a visualizar um objectivo ou desejo que a pessoa queira realizar. Oiço o que os participantes têm a dizer, enquanto executo esboços. O projecto ocorre em torno de uma mesa redonda, para que o participante se sente ao meu lado e possa acompanhar o mais de perto possível as imagens. Proponho um esboço final, e após alguns eventuais ajustes/mudanças feitos em diálogo com a pessoa, a imagem final é executada. A imagem, a tinta da china e aguarela sobre papel de 30 x 21 cm, fica para a pessoa. Como em muitos projectos de imagens para pessoas, o preço a pagar é definido pelo participante, dentro de uma escala possível. A escala é concebida de maneira a que o acesso ao projecto esteja o menos dependente possível de privilégios económicos.
Em 2015 fiz uma versão deste projecto no Salmon Youth Center, em Londres. Nessa situação, os desenhos eram entregues gratuitamente aos jovens e a pergunta era acerca do que eles querem mesmo ser ou experimentar.
Todas as descrições apresentadas são sínteses feitas por mim das palavras da pessoa e da interacção que com ela tive.
Todas as descrições apresentadas são sínteses feitas por mim das palavras da pessoa e da interacção que com ela tive.
Desejo de estar no meio da Natureza bem forte, viva, e verde, com o mar lá em baixo.
A pessoa disse que eu sabia aquilo a que ela se referia, pois ambos crescemos na ilha da Madeira.
A pessoa disse que eu sabia aquilo a que ela se referia, pois ambos crescemos na ilha da Madeira.
Desejo de se libertar de constrangimentos e comportamentos antigos, de vestes antigas. Desejo de ser ela própria e expressar-se naturalmente, como ela sente quando dança ou quando está na natureza.
Desejo de afundar, de aprofundar. Poderia, assim mais imediatamente, dizer-se que tem a ver com desejo de ser mãe. Está relacionado, mas é mais fundo que isso, é mais geral que isso. É assentar, pousar por dentro.
Desejo de jovem artista plástica de equilibrar três dimensões da sua vida: a ligação à família (que vive nos Açores), o trabalho (interesse em estabelecer-se num atelier a fim de manter a sua prática artística) e a vida social (expandir relações positivas com as pessoas que a rodeiam).
Desejo de praticar boxe. Pediu para colorir o desenho ela mesma.
Desejo de trabalhar na indústria cinematográfica.
Desejo de tornar-se psiquiatra de crianças, para ajudar a manter as crianças fora de instituições de acolhimento. Quis ser representado a analisar o desenho de uma criança.
fotografias: Nuno Barroso e Daniel Vasconcelos Melim