Pinturas Cantadas - performances em palco e galeria
Os Amigos da Biblioteca de Machico, encabeçados pelo Ministro da Educação e Cultura do Vaticano (Cardeal José Tolentino Mendonça) convidaram-me a fazer uma peça para a entrada da sua biblioteca na Ilha da Madeira, onde cresci. Emanuel Gaspar foi o curador e o artista Miguel Ângelo Rocha foi também convidado a criar a sua própria peça para esse espaço. A 26 de Dezembro de 2022, estreou a pintura "o homem de madeira". Fiz uma performance de Pintura Cantada dessa pintura. Este pequeno vídeo dessa performance termina com o texto que cita uma bela canção de Fausto Bordalo Dias chamada "A guerra é a guerra". O seu refrão lê-se:
"Salto no escuro
Com os dentes trago a faca
E nos meus olhos coloridos, juro:
Vem ver o fogo no mar
E os peixes a arder
Ò Ana vem ver
Ò Ana vem ver
Ò Ana vem ver"
Esta pintura relaciona-se com uma prática secular local de avisar as aldeias vizinhas da aproximação de piratas através da criação de grandes fogueiras no topo de colinas. Ao longo dos tempos, sendo Machico historicamente uma zona de pescadores católicos, estas fogueiras fundiram-se com uma celebração católica realizada em finais de Agosto. Num dia específico, ao anoitecer, imagens em grande escala de barcos, peixes e símbolos católicos são iluminadas e devoradas pelo fogo nas grandes colinas que rodeiam a cidade. Cada desenho em chamas, feito de bolas de trapo mergulhadas em óleo montadas em estruturas de madeira e metal, é o trabalho de um bairro específico. Um desses grupos está encarregado de acender com fogo um antigo caminho em ziguezague que sobe as colinas. No final, todos eles vêm correndo pelas encostas até ao centro da baía para observar o vale rodeado de imagens em chamas e para dar um mergulho no oceano.
No XIV EIMMN em Montemor-o-Novo, organizado pela Alma d’Arame, fiz um concerto-performance de raíz a partir das histórias de vida que encontrei nos vários locais onde tinha estado em residência artística com as Pinturas Cantadas. Este espetáculo, integralmente legendado em Inglês, teve a assistência de criação de Maria Petersen e desenho de luz de Nuno Borda d’Água. Este é o teaser do concerto-performance.
Projecto iniciado com o apoio de: Fundação Calouste Gulbenkian, Binaural-Nodar, CAPC, PENHA SCO, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Alma d'Arame e Casa B - Associação Cultural
Performance sonora na exposição individual "broken temple, unbreakable spirit", Galeria Monitor Roma Gallery, 2022